Março é um mês especial para as mulheres, pois no dia 8 deste mês, comemora-se a vitória feminina pela conquista de seus direitos, respeito e reconhecimento. Pensando nisso, diversas instituições, incluindo o SINDSFOP, organizaram uma programação para o mês, intitulado “Março Feminista” com o intuito de informar, orientar e abordar diversos temas de interesse das mulheres. Além disso, haverá amanhã o Ato “8 de Março” com concentração na Praça Tiradentes a partir das 16h30, onde sairá uma passeata pelas principais ruas do centro de Ouro Preto.
O SINDSFOP participou da organização e estruturação do Ato “8 de Março” intitulado: “Basta de Feminicídio! Não à Previdência! Por um novo modelo de mineração!”, que será uma marcha pelas ruas de Ouro Preto programada para o dia 8 de março, como forma de mobilizar as pessoas a reconhecer a real situação vivida pelas mulheres em nosso país.
No Brasil são crescentes os casos de assassinatos de mulheres (Feminicídio), com mais de 100 casos registrados em janeiro deste ano. É assustador! Sabemos que as oportunidades de trabalho são mais restritas e muitas mulheres realizam dupla jornada acumulando o trabalho doméstico. Com a proposta de Reforma da Previdência as mulheres serão duramente afetadas e por isso é preciso buscar informação sobre o que pode mudar, discutir o tema e acima de tudo lutar pelos direitos.
Além disso, a exploração de minério em distritos e pequenas localidades tem causado uma quebra cultural e cotidiana na vida das mulheres, visto que muitas param de produzir seus artesanatos ou outros produtos, para viverem em função do trabalho que a mineração oferece na região que explora. Uma vez que a exploração acaba, não somente o meio ambiente fica abalado, mas também a vida de muitas donas de casa que perdem sua identidade, desaprendendo antigas habilidades e criando uma dependência da mineração como única fonte de renda.
Mulheres de Ouro Preto e região, venham, participem! Façam parte deste movimento tão importante para vocês! Façam valer seus direitos e lutem unidas por um país melhor para todas!
Acompanhe mais sobre o Ato pelo link.