Ontem, 07/11/2018, a diretoria do SINDSFOP se reuniu com representantes do executivo municipal para apresentar diversas demandas dos servidores públicos municipais e cobrar maior empenho na solução dos problemas vivenciados pelos servidores.
Dentre os pontos discutidos e cobrados:
[Atrasos nos salários / Pagamento do mês de outubro]
O sindicato reforçou sua cobrança contra os atrasos, exigindo empenho do executivo para que o pagamento ocorra em dia. Reivindicou, também, maior transparência e melhor comunicação sobre a data do pagamento. Em resposta sobre o atraso no pagamento do salário, o Secretário de Governo (André Simões) expôs que o município continua tendo dificuldade para receber os repasses do estado, que vêm ocorrendo com atraso e em valor menor do que o esperado, dificultando o planejamento do executivo. Informou que o pagamento do mês de outubro está previsto para ocorrer a primeira parcela (R$2.000,00) até o dia 09/11/2018 e o restante do pagamento até o dia 14/11/2018.
[13o Salário]
O sindicato cobrou do executivo o planejamento e provisionamento para que o pagamento do 13o salário dos servidores municipais ocorra dentro do prazo legal. Em resposta a esta cobrança, o Secretário de Governo (André Simões) expôs que o município já está adotando medidas de contingenciamento de gastos para garantir recursos para o pagamento do 13o salário, com a previsão de pagamento até o dia 20/12/2018. Informou, ainda, que o adiantamento de 50% do 13o está acontecendo normalmente, conforme cláusula 6a do Acordo Coletivo de 2018.
[Equivalente ao vale-alimentação devido aos servidores aposentados]
O sindicato cobrou, mais uma vez, sobre o atraso no pagamento dessa bonificação aos servidores que se aposentaram no período de 01/05/2017 a 31/12/2017. Cobrou, ainda, o imediato cumprimento dessa cláusula do acordo coletivo de 2017. Em resposta a esta cobrança, o Secretário de Governo (André Simões) expôs que o município já iniciou o pagamento de alguns aposentados no mês de outubro e que, de acordo com a disponibilidade de recursos, continuará a realizar os pagamentos nos próximos meses, seguindo a ordem cronológica de aposentadoria dos beneficiários.
[Atraso no pagamento do vale-refeição]
O sindicato cobrou, mais uma vez, sobre o atraso no pagamento do vale-refeição, exigindo do executivo maior empenho e rapidez na solução deste problema. Em resposta a esta cobrança, o Gerente de Recursos Humanos (Walter Fernandes) expôs que a licitação da nova empresa que fornecerá o vale-refeição já foi realizada, sendo a vencedora a Le Card Administradora de Cartões Ltda, porém os tramites para a assinatura do contrato ainda estão em curso. Informou, também, que já foi enviada para a empresa a relação dos servidores que fazem jus a esse benefício, com a documentação solicitada para emissão dos cartões magnéticos e, assim que concluir a assinatura do contrato, os pagamentos retroativos ao mês de agosto de 2018 serão realizados.
O SINDSFOP reitera seu compromisso na luta pela valorização do servidor, por melhores condições de trabalho e em defesa de seus direitos, ratifica seu empenho ao diálogo pela melhor solução dos problemas, lembrando que a luta é permanente e, por isso, convoca a participação ativa de todos neste processo!
SINDSFOP GESTÃO 2017 – 2020
“A força e a voz do servidor na construção de um sindicato para todos”