
O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 27 de junho, na sede do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Ouro Preto – Sindsfop e contou com a presença dos seguintes sindicatos e seus respectivos representantes: Katia Stelamares Gomes, professora e presidente do Sindicato dos
Servidores Públicos Municipais de Ouro Branco; Darcy Pereira de Carvalho, presidente do SINDSERV – Mariana; Rodrigo Rodrigues Ferreira, presidente do SINTEMMD e do SINDPRO – CTB – Divinópolis; Valdney Roatt Alves, presidente do SINDSERLAF – Lafaiete; José Carlos Arêas, membro da Central de Trabalhadores do Brasil – CTB. O sindsfop foi representado por seu presidente, Leandro Andrade Cardoso, a vice-presidente Márcia da Conceição Mota, Gustavo Freitas e Silva, Diretor Financeiro e Rosane Maria Gonçalves, diretora de assuntos Educacionais do Sindsfop e representante do SindUte.
A primeira palestra do encontro teve como tema “O movimento sindical a partir do julgamento do tema 531 pelo STF” e foi ministrada pelo advogado responsável pelo setor jurídico do SINDSFOP, Dr. Júnior Ananias Castro, mestre em direito pela Universidade Federal de Ouro Preto e professor de direito previdenciário na UNIPAC. Foram esclarecidos os atos ilícitos por parte da administração pública, bem como destacadas a redução dos movimentos grevistas no Brasil após essa decisão da Suprema Côrte, suas causas e consequências.

A segunda palestra abordou “os desafios do movimento sindical no contexto atual” e foi ministrada por José Carlos Arêas, membro da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB). Foram discutidas a importância de debater política, pensar no coletivo e preservar os direitos dos trabalhadores.
No segundo momento do encontro, houve uma troca de experiências entre os sindicalistas presentes, na qual foram expostas as características, desafios de articulação, conquistas e vitórias de cada sindicato em sua área de atuação.
Sindsfop gestão 2021-2024
“Diálogo, transparência e base de luta”