SINDSFOP DISCURSA NA CÂMARA CONTRA PRECARIZAÇÃO E VEREADORES PROMETEM INTERVENÇÃO

Na última terça-feira, dia 28 de agosto, às 16 horas, a diretoria do SINDSFOP utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP) para solicitar o apoio do legislativo frente ao desrespeito da gestão municipal aos direitos conquistados através de muita luta!

O Presidente do SINDSFOP, Mauro Fonseca, durante discurso na CMOP

Diversos servidores municipais estiveram presentes na CMOP para se manifestarem contra o desrespeito vivido. Luta que foi reforçada pelos representantes sindicais durante sua fala na tribuna – o Presidente do SINDSFOP, Mauro Fonseca, e o Diretor Gustavo Freitas.

O presidente do SINDSFOP denunciou situações graves que já são repetitivas para os servidores e que fazem parte do seu sofrimento diário diante da precarização dos serviços públicos municipais. “Com a precarização, o servidor sofre duas vezes, pois está recebendo esse serviço com uma qualidade inferior e o realiza em condições de trabalho inadequadas, que não são lhe oferecidas, e com uma extensa carga de trabalho. É fato. Qualquer um pode constatar isso”, disse Mauro.

Foi destaque na fala dos diretores a falta de insumos, de equipamentos e de estrutura física, bem como a quantidade de servidores em número inferior à demanda da população. Com isso, os trabalhadores têm sofrido muito, principalmente com o adoecimento. Padecem com o estresse, as cobranças indevidas, a pressão e até com casos de violência como o assédio moral. Durante o uso da tribuna a diretoria solicitou uma melhor atuação da medicina do trabalho, com maior prevenção e acolhimento do servidor diante crescimento dos casos de adoecimento por questões funcionais.

O sindicato também falou sobre o atraso e o parcelamento nos pagamentos dos salários, ocorridos nos últimos meses. Alertou que esse fator, somado a anos de defasagem salarial, corroí o poder de compra e a confiança do servidor, fazendo com que o mesmo ingresse em um ciclo de endividamento, gerando impacto negativo na economia local. Essa grave situação, torna mais precária a vida do servidor, que também tem sofrido com o assédio moral e o autoritarismo nos locais de trabalho. Práticas que estão, cada vez mais, frequentes.

Servidores municipais presentes na reinvindicação

Outro ponto apresentado foi a falta de pagamento da bonificação equivalente a doze meses de vale-alimentação para os servidores que se aposentaram de maio à dezembro de 2017, bem como o atraso na entrega do vale-transporte e do vale-refeição de diversos servidores, obrigando esses a pagarem do próprio bolso sua alimentação e condução para o trabalho.

A diretoria aproveitou o espaço para apontar falhas na fiscalização do cumprimento da Lei n◦ 44/2002 (que trata sobre contratações temporárias), pois, foi verificado que algumas secretarias realizavam a contratação sem processo seletivo.

Por fim, o diretor Gustavo Freitas destacou também a retirada de faixas de denúncia que foram afixadas em vários pontos da cidade. As faixas distribuídas denunciavam o sucateamento dos serviços municipais para toda a população e foram arrancadas em menos de 24 horas, no dia 26 de julho. “Viemos aqui mostrar nosso repúdio contra a tentativa de calar a voz do servidor. Isso é muito grave! Somos contra essas atitudes de caráter autoritário”, alertou o diretor.

O Diretor Gustavo Freitas discursa na CMOP

Foi solicitada a intervenção dos representantes do legislativo municipal para tentar resolver os problemas, já que sindicato vem tentando, através do diálogo, solucionar essas questões desde o início de 2017.

Os vereadores se manifestaram, reforçando o compromisso com o servidor e formaram uma comissão composta por Geraldo Mendes, Juliano Ferreira, Marquinhos do Esporte, Regina Braga e Vander Leitoa. Essa comissão, juntamente com a diretoria do SINDSFOP, se reunirá com o executivo municipal no o dia 5 de setembro, às 9 horas.

Reportagem da CMOP: “Sindsfop participa da reunião dos vereadores ouro-pretanos e pede melhorias para os servidores municipais”

Reportagem do Jornal Voz Ativa: “Sindsfop participa da reunião dos vereadores ouro-pretanos e pede melhorias para os servidores municipais”

Reportagem da TOP Cultura: “Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Ouro Preto pede melhorias para servidores”