SINDSFOP EXPÕE NA TRIBUNA DA CMOP A SITUAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DA DATA BASE 2017

Na última terça-feira (20/06/17), o Presidente do SINDSFOP, Mauro Luiz Fonseca, fez uso da tribuna da Câmara Municipal para expor a situação das negociações da Data Base 2017.

O Presidente do sindicato destacou que as negociações iniciaram em fevereiro deste ano, oportunidade na qual foi apresentada ao Executivo Municipal a proposta de Acordo Coletivo definida em assembleia.

A partir de então, ocorrem quatro encontros entre o Executivo Municipal e a comissão da Data Base, neste período o município apresentou duas contrapropostas aos servidores, que foram discutidas em assembleias ocorridas respectivamente em 11/05/2017 e 13/06/2017, sendo ambas rejeitadas em suas cláusulas financeiras.

O representante do SINDSFOP relatou que as negociações foram intensas, destacou que o Executivo esteve aberto à discussão, porém houve pouca evolução nas propostas financeiras, tendo como justificativa do Executivo a situação econômica do município.

O Presidente do SINDSFOP informou que, nos últimos três anos, o servidor já acumula perdas salariais de 20%, o que vem corroendo o poder de compra e a qualidade de vida destes. Não bastassem os problemas financeiros, os servidores se deparam com precárias situações de trabalho, falta de insumos e equipamentos, sobrecarga de serviço, porém, mesmo com todas as adversidades, continuam dedicadamente prestando o devido atendimento à população ouro-pretana nas melhores condições que a realidade permite.

Outro ponto relevante debatido pelo Presidente do SINDSFOP foi sobre a organização administrativa da gestão municipal, especificamente o número de cargos comissionados e funções gratificadas, informando que no plano de cargos do município existem 583 funções ou cargos de direção, chefia ou assessoramento, desta forma, aproximadamente um cargo de chefia para cada cinco servidores ativos. O presidente defendeu que se faça um levantamento do impacto financeiro gerado pelas nomeações e cortes nestes gastos, gerando economia que poderá ser revertida na valorização dos demais servidores.

O professor Alexsandro, membro da comissão que fará a negociação do piso dos professores, também fez uso da tribuna para falar sobre a decisão da última assembleia que desmembrou a negociação da Data Base das negociações referente à pauta específica do piso do professor, informando que a comissão exige total transparência sobre os recursos do FUNDEB e que o piso do professor foi promessa do Prefeito.

Vários vereadores se manifestaram, reafirmando o compromisso com a valorização dos servidores e, ao mesmo tempo, ponderando a situação econômica atual do município. Ao final, foi formada uma comissão de vereadores, composta por Geraldo Mendes, Juliano Ferreira, Marquinho do Esporte, Regina Braga e Wander Leitoa, para acompanhar as negociações da Data Base e do piso do professor.

O SINDSFOP reafirma seu compromisso na luta pela valorização do servidor e por melhores condições de trabalho, para isso, chama a participação ativa dos servidores nesta luta!

Confira na íntegra como foram as discussões (a partir do minuto 5:00): https://youtu.be/ActyRV7Jo9w

SINDSFOP – GESTÃO 2017/2020
“A força e a voz dos servidores na construção de um Sindicato para todos”